Portuguese publications




Este trabalho foi resultado de um estudo interdisciplinar e intercultural realizado para o UNICEF que tinha o objetivo de fazer uma primeira analise dos casos de suicídio indígena na America Latina.

Resolveu-se escolher três casos paradigmáticos de estudo por várias razões:

1-ser de caráter intercultural e para isso necessariamente teria que haver a participação dos jovens indígenas

2-ter diferentes diálogos com as sociedades abrangentes, no caso do Peru os Awajun possuem um certo isolamento da sociedade ocidental, pela distancia do território, diferentemente dos Guarani-Kaiowa que se localizam as margens da cidade de Dourados enquanto que os Embera da Colômbia tem uma semelhança com os Guarani-Kaiowa , porém com um forte contraste em relação a violência sofrida pelas FARC.

3- e, finalmente, por serem de etnias e países diferentes, as causas dos suicídios, que se caracterizam por serem de jovens, tem ao mesmo tempo causas múltiplas - diversas e similares, o que isso acarreta? Como criar políticas públicas que atendam ao mesmo tempo o local e o global?

Esses são os desafios que esse estudo preliminar tentou abordar.

UNICEF & IWGIA - 2014 January

read more
 
Almudena Hernando y Elizabeth Maria Beserra Coelho
Os Awá-Guajá são um dos últimos grupos caçadores-coletores do planeta. Embora ainda existam alguns Awá não contatados, sua maior parte vive em quatro “Terras Indígenas” sob a proteção da FUNAI no estado do Maranhão. Atualmente os Awá se encontram em distintas fases de transição entre a caça e coleta e a agricultura. Neste livro são apresentadas diferentes análises dessa transição, a partir de perspectivas etnoarqueológicas e antropológicas. Os trabalhos resumem a investigação realizada por uma equipe multidisciplinar e internacional (formada por especialistas do Brasil, da Argentina e da Espanha) no Posto Indígena Jurití, na Terra Indígena Awá, entre os anos 2006 e 2009.

IWGIA y EDUFMA - 2013 December

read more
 


AJI/GAPK, IWGIA y FMUSP - 2011 September

read more
 
Antenor Vaz
En la Amazonía brasilera se encuentran la mayor cantidad de pueblos en situación de aislamiento y un número importante de comunidades de contacto reciente o esporádico con la sociedad nacional. Este documento actualiza la información disponible sobre estos pueblos y propone una serie de medidas urgentes para su protección.

A lo largo del texto se presentan las metodologías de trabajo, los marcos jurídicos y las políticas públicas de Brasil a lo largo de los 22 años de trabajo con pueblos en aislamiento. La construcción de esta política estatal hace que Brasil tenga una experiencia singular con estos pueblos.

IWGIA, UnB, LALI, CEAM & IPES - 2011 April

read more
 
José Alwyn
Este informe trata das observações de minha visita, bem como da pesquisa e análise realizada posteriormente a partir da perspectiva dos direitos humanos.

IWGIA, Faculdade de Medicina de USP (FMUSP) - 2009

read more
 
O presente livro reúne as apresentações relizadas durante o "Seminário Regional sobre Povos Indígenas Isolados ou em Contato Inicial da Amazônia e do Gran Chaco", ocorrido em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), de 20 a 22 de Novembro de 2006.

IWGIA, OACNUDH, USP - 2007

read more
 
This is a summary report  of the Report of the African Commission's Working Group of Experts on Indigenous Populations/Communities in Portuguese.

IWGIA, ACHPR - 2007

read more
 


Banco Credibel, USP, IWGIA, Ministério da Cultura - 2007

read more