Estudos Sobre os Awá: Caçadores-Coletores em Transição

Author: Almudena Hernando y Elizabeth Maria Beserra Coelho
Number of pages: 347
ISBN number: 978-85-7862-338-8
Country publication is about: Brazil, Brasil
Region publication is about: Latin America, América Latina
Release year: 2013

Tags: Land rights, Human rights

Os Awá-Guajá são um dos últimos grupos caçadores-coletores do planeta. Embora ainda existam alguns Awá não contatados, sua maior parte vive em quatro “Terras Indígenas” sob a proteção da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) no estado do Maranhão (Brasil) Isto, no entanto, não impede que sejam acossados por invasões de madeireiros ilegais, que reduzem a mobilidade e a possibilidade de aproveitamento dos recursos de caça e coleta dos Awá. Esta circunstancia conduziu a FUNAI a lhes forçar a aprender a cultivar mandioca e arroz, razão pela qual atualmente se encontram em distintas fases de transição entre a caça e coleta e a agricultura, dependendo do Posto Indígena em que vivam. Neste livro são apresentadas diferentes análises dessa transição, a partir de perspectivas etnoarqueológicas e antropológicas. Os trabalhos resumem a investigação realizada por uma equipe multidisciplinar e internacional (formada por especialistas do Brasil, da Argentina e da Espanha) no Posto Indígena Jurití, na Terra Indígena Awá, entre os anos 2006 e 2009. Além de realizar uma apresentação dos antecedentes e do estado atual dos Awá, são examinadas questões tais como sua vida cotidiana, o significado ontológico da fabricação das flechas, o efeito que a introdução da agricultura, por parte da FUNAI, está tendo em suas relações de gênero ou a dinâmica de desmatamento efetivada pelos madeireiros. Com o livro espera-se colaborar na luta que distintos organismos estão levando a cabo para defender o direito dos Awá a decidir livremente seu destino, facilitando uma informação que até então não estaba disponível e ser útil aos que necessitam intervir nas decisões que afetam esse povo. Pretende-se, também, oferecer alguns dados inéditos para todos os interessados em conhecer a complexidade e riqueza que pode representar uma cultura de caçadores-coletores em transição.
Download publication

About IWGIA

IWGIA - International Work Group for Indigenous Affairs - is a global human rights organisation dedicated to promoting, protecting and defending indigenous peoples’ rights. Read more.

Indigenous World

IWGIA's global report, the Indigenous World, provides an update of the current situation for indigenous peoples worldwide. The Indigenous World 2019.

Contact IWGIA

Prinsessegade 29 B, 3rd floor
DK 1422 Copenhagen
Denmark
Phone: (+45) 53 73 28 30
E-mail: iwgia@iwgia.org
CVR: 81294410

NOTE! This site uses cookies and similar technologies.

If you do not change browser settings, you agree to it. Learn more

I understand