Suicídio adolescente em povos indígenas

Number of pages: 220
ISBN number: 978-85-64377-19-6
Country publication is about: Brazil, Brasil, Colombia, Peru, Perú
Region publication is about: Latin America, América Latina
Release year: 2014

Tags: Human rights

Este trabalho foi resultado de um estudo interdisciplinar e intercultural realizado para o UNICEF que tinha o objetivo de fazer uma primeira analise dos casos de suicídio indígena na America Latina. Resolveu-se escolher três casos paradigmáticos de estudo por várias razões: 1-ser de caráter intercultural e para isso necessariamente teria que haver a participação dos jovens indígenas 2-ter diferentes diálogos com as sociedades abrangentes, no caso do Peru os Awajun possuem um certo isolamento da sociedade ocidental, pela distancia do território, diferentemente dos Guarani-Kaiowa que se localizam as margens da cidade de Dourados enquanto que os Embera da Colômbia tem uma semelhança com os Guarani-Kaiowa , porém com um forte contraste em relação a violência sofrida pelas FARC. 3- e, finalmente, por serem de etnias e países diferentes, as causas dos suicídios, que se caracterizam por serem de jovens, tem ao mesmo tempo causas múltiplas - diversas e similares, o que isso acarreta? Como criar políticas públicas que atendam ao mesmo tempo o local e o global? Esses são os desafios que esse estudo preliminar tentou abordar.
Download publication

About IWGIA

IWGIA - International Work Group for Indigenous Affairs - is a global human rights organisation dedicated to promoting, protecting and defending indigenous peoples’ rights. Read more.

Indigenous World

IWGIA's global report, the Indigenous World, provides an update of the current situation for indigenous peoples worldwide. The Indigenous World 2019.

Contact IWGIA

Prinsessegade 29 B, 3rd floor
DK 1422 Copenhagen
Denmark
Phone: (+45) 53 73 28 30
E-mail: iwgia@iwgia.org
CVR: 81294410

NOTE! This site uses cookies and similar technologies.

If you do not change browser settings, you agree to it. Learn more

I understand